Cidades inteligentes são o nosso futuro. E ele nem está tão distante assim!
Já existem diversos lugares implementando essa estratégia ao redor do mundo — alguns, inclusive, no Brasil!
Quer saber como funciona essa tendência? Explicamos tudo nesse artigo!
Continue lendo…
O que são cidades inteligentes?
Cidades inteligentes são lugares onde a tecnologia é utilizada estrategicamente para promover otimização dos recursos e qualidade de vida para a população.
Além do desenvolvimento tecnológico, as smart cities — como também são chamadas — procuram tornar mais “inteligente” os demais setores da sociedade, como: a energia, coleta de lixo e mobilidade urbana.
Atualmente, diversos locais estão investindo nessa estratégia ao redor do mundo. Inclusive, cidades inteiras já são projetadas com essa finalidade, como é o caso de Songdo na Coreia do Sul.
Características de cidades inteligentes
- Desenvolvimento tecnológico
- Modernização do transporte público
- Uso eficiente de recursos naturais
- Eficiência energética
- Acessibilidade
- Integração entre setores
- Crescimento econômico
Importância de cidades inteligentes
Já parou para pensar o quão incrível seria se não tivesse engarrafamento? Ou seu celular se conecta à internet em todo canto da cidade?
Além de ser possível com as cidades inteligentes, existem diversas outras vantagens bem interessantes, como:
Otimização de recursos
Essa estratégia permite não apenas o melhor aproveitamento de recursos materiais, como também de tempo.
Como falamos, uma das características é a integração de setores, de modo que os órgãos tivessem acesso às informações ao mesmo tempo, tornando o sistema bem mais rápido e eficiente.
Além disso, ações sustentáveis, como a reciclagem e fontes de energia limpas, fazem parte de uma cidade inteligente, aproveitando melhor nossos recursos naturais.
Sustentabilidade
Falando em sustentabilidade, esse é um dos grandes pilares das cidades inteligentes: promover um local desenvolvido sem acabar com o meio ambiente ao mesmo tempo.
Nesse sentido, diversas práticas são implementadas para reduzir a produção de lixo, poluição da natureza, emissão de gás carbônico, entre outros problemas ambientais.
Desenvolvimento social
Em uma cidade inteligente, as pessoas têm acesso à energia, saneamento básico, empregos, educação de qualidade, saúde e tudo o que precisa para viver bem.
Exemplos de cidades inteligentes
Já existem diversas cidades inteligentes ao redor do mundo — e muitas outras caminhando para se tornar uma. Confira alguns exemplos:
- Londres, Inglaterra
- Nova York, Estados Unidos
- Amsterdã, Holanda
- São Francisco, Estados Unidos
- Copenhagen, Dinamarca
- Reykjavik, Islândia
- Tóquio, Japão
Inclusive, tem até mesmo uma cidade brasileira: Curitiba. É um dos municípios mais verdes do país, tem um sistema de reciclagem bem desenvolvido e ainda oferece um sistema de transporte bem eficiente.
Cidades inteligentes e energia solar: como se relacionam?
Como você viu, a eficiência energética também é um ponto bem importante da cidade inteligente e a energia solar é um dos principais investimentos nesse sentido por ser uma fonte limpa, barata e sustentável!
Fujisawa Sustainable Smart Town, a nova cidade do Japão, funciona de maneira inteligente e 30% do abastecimento é por energia solar.
E então? Você gostaria de morar em uma das cidades inteligentes? Aproveite e leia também nossos outros artigos
:
- Carros elétricos e energia solar – combinam?
- O guia absolutamente completo – Conheça a energia solar fotovoltaica
- Energia solar fotovoltaica é uma boa opção?