Você sabe como funciona a energia solar flutuante?
Até 2026, essa tecnologia promete chegar ao país e conquistar cada vez mais consumidores, sobretudo os agricultores.
Então, continue lendo esse artigo para conhecer mais sobre a energia solar flutuante e suas principais vantagens. Boa leitura!
Como funciona a energia solar flutuante?
A energia solar flutuante é aquela gerada através de uma usina flutuante que, ao invés dos modelos tradicionais instalados na terra, é estabelecida sobre a água com a ajuda de flutuadores.
Esses flutuadores são estruturas bastante resistentes, capazes de suportar as placas solares, que podem pesar até 25 kg.
Benefícios da energia solar flutuante
Descubra abaixo as vantagens que a energia solar flutuante é capaz de proporcionar a quem adota essa solução!
Eficiência energética
Com o aumento da temperatura, as placas solares acabam perdendo sua eficiência e desempenho ao longo dos anos.
Contudo, por estarem posicionadas próximas à linha d’água, as placas solares flutuantes não esquentam tanto quanto as terrestres, aumentando o desempenho desses dispositivos.
Inclusive, segundo estudos realizados ao longo do mundo, a energia solar flutuante consegue alcançar níveis de eficiência 14% superiores que as demais.
Limpeza facilitada
Além de maior eficiência, a instalação das placas solares sobre as águas também facilita outro processo importante para conservação do sistema: a limpeza.
Afinal, a água estará disponível logo abaixo da estrutura.
Sem falar que os sistemas de energia solar flutuante sujam menos e exigem prazos mais longos entre uma limpeza e outra.
Liberação das terras
Como a energia solar flutuante é instalada sobre as águas, não é preciso dispor de terras úteis para a implementação desse sistema — que, dependendo do tamanho, pode ocupar grandes espaços.
Inclusive, o sistema de energia solar flutuante é uma excelente alternativa para as regiões que possuem pouco espaço terrestre disponível ou que poderia estar sendo aproveitado para outras atividades lucrativas.
Por exemplo, ao invés de abrir mão de parte das terras úteis para plantação, um fazendeiro pode instalar a energia solar no lago presente na propriedade.
Além de otimizar o uso da terra, os sistemas de energia solar flutuante evitam a remoção de árvores e supressão de vegetação rasteira para instalação dos módulos, tornando a solução ainda mais sustentável.
Redução da evaporação
Ao instalar um sistema de energia solar flutuante, a água embaixo dos módulos acaba sendo tampada, amenizando o calor sobre essa superfície e reduzindo a evaporação.
Essa é uma excelente vantagem para áreas com grandes períodos de seca, por exemplo, pois ajuda a manter níveis de água nos reservatórios.
Onde utilizar a energia solar flutuante?
A energia solar flutuante é uma ótima solução para quem deseja aproveitar os benefícios da energia fotovoltaica, mas não possui espaço em terra disponível — ou simplesmente não deseja perder essa área.
De todo modo, esses sistemas podem ser instalados em qualquer superfície aquática, como:
- Lagos, açudes e represas;
- Estações de tratamento de água;
- Reservatórios de hidroelétricas;
- Aterros sanitários.
No caso dos aterros, os sistemas de energia solar flutuante são instalados com o auxílio de uma estrutura plástica, que devido a sua flexibilidade, consegue compensar o movimento e oscilações do solo.