Energia do sol: Hospital de Rondônia é pioneiro em energia solar

hospital-em-rondonia

À medida que a tecnologia avança e a população cresce, surge a necessidade por mais energia. Com efeito, se, em tempos antigos, o homem queria chegar à lua, hoje deseja novas fontes de energia. Felizmente, nesse quesito o Brasil é o país do futuro graças a energia do sol.

O país é referência mundial em produção de energia solar. Tanto é que, mesmo com a pandemia, o setor cresceu 70% no ano passado. Isso significa que hoje estamos dependo cada vez menos das hidrelétricas. Em termos de desenvolvimento, isso é muito positivo!

Apesar dos avanços, ainda há muitas dúvidas sobre o potencial dessa fonte de energia. No entanto, as empresas do setor não param de dar provas da sua eficiência. Assim, acompanhe o texto e conheça um grande exemplo do uso da energia do sol.

Energia do sol: Hospital de Rondônia é o primeiro a utilizar energia solar

A energia solar é uma das grandes apostas para o abastecimento no futuro e várias regiões do Brasil já utilizam a energia extraída do sol.

As Faculdades Integradas de Aparício Carvalho (Fimca) deram um grande passo para o uso dessa energia. A instituição resolveu inovar no uso da energia solar. Dessa forma, em seu campus localizado em Porto Velho (RO), construiu um ambicioso projeto de captação de energia.

energiadosol
Hospital Veterinário é referência na utilização de energia do sol

Desde de 2018, o Hospital Veterinário da instituição é abastecido pela energia do sol. O projeto não é só ousado, mas inovador. Esse é o primeiro hospital do Brasil mantido com energia de placas solares.

A maior parcela da demanda de energia do estabelecimento vem do uso de placas fotovoltaicas. Ainda mais inovadora é a forma com que a instituição divulgou a economia gerada pelo projeto. Ao invés de citar cifras, focaram no ganho da qualidade de vida.

A energia que melhora o planeta e preserva o meio ambiente

Assim, estima-se que, por ano, sejam poupadas aproximadamente 50 mil árvores. Além disso, em média, 2 milhões de quilogramas de dióxido de carbono não iram para a atmosfera. Esses ganhos são realmente incalculáveis para a vida na terra.

Em termos de economia financeira, o projeto oferecerá retorno médio em apenas nove anos. Após esse período, a economia com contas de energia terá superado o valor investido.

Com 2,5 mil metros quadrados, esse é o maior hospital veterinário da região norte. Assim, os principais aparelhos (consultórios, clínicas e entre outros) são abastecidos por energia do sol.

Certamente, a grandeza desse projeto despertou seu interesse no uso de energia solar. Você quer saber mais sobre a energia do futuro? Então acompanhe este artigo. Reservamos uma surpresa para você no final!

Energia do sol: tudo o que você precisa saber sobre o uso da energia solar

Os projetos para a obtenção são impressionantes. Quem já viu as placas instaladas, pode ter ficado confuso quanto ao seu funcionamento. A partir daqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse sistema.

Como funciona uma placa solar?

As placas solares ou fotovoltaicas são onde toda a mágica acontece. Não se engane, porém: não há mágica, só ciência. Dessa forma, as placas solares são construídas, em sua maioria, por Silício.

Esse é um elemento químico com muitos elétrons. Por sua vez, os elétrons são partículas invisíveis até para microscópio. O seu movimento pela fiação de residências é o que gera a corrente elétrica que usamos no dia a dia. Dessa forma, essas partículas permitem que liguemos a TV, por exemplo.

Entenda como as placas solares conseguem obter energia elétrica a partir do sol
Como funciona uma placa solar

Essas partículas são muito sensíveis à luz. Quando expostas ao sol, começam a se agitar com maior frequência. Esse movimento é capaz de gerar energia elétrica igual a que recebemos no sistema convencional.

O chamado “efeito fotoelétrico” é muito beneficiado pela quantidade de elétrons em uma placa. Lembra quando eu falei que o Silício é muito rico em elétrons? É por isso que esse material é um dos mais utilizados.

Essa é toda a ciência por trás da energia do sol.

O que acontece se as placas solares produzirem mais energia do que minha casa precisa?

Muitas pessoas perguntam se a energia gerada em excesso será desperdiçada, por exemplo. A resposta é: não! Existe uma forma excelente de convertê-la em dinheiro! Assim, vamos te explicar como.

Primeiro, é necessário entender que há dois tipos principais de sistema de energia do sol. Dessa forma, são chamados de on-grid e off-grid. Neste artigo, falaremos sobre o sistema on-grid.

Esse é o único sistema que permite um retorno financeiro pela energia gerada em excesso. Além disso, são muito mais em conta e dão menos problemas do que o sistema off-grid. Ninguém quer dor de cabeça por aqui, não é mesmo?

O sistema on-grid é ligado à ao sistema de energia convencional. Assim, todo excedente de energia é enviado à companhia elétrica. Essa quantidade retorna como desconto na conta de energia elétrica no final do mês!

O on-grid é o único com essa vantagem financeira imediata. Além disso, possui uma instalação mais simples e barata! Esses também costumam durar muito mais!

Entendeu como funciona a energia do sol e as vantagens de um sistema on-grid? Então chegou a hora da surpresa.

Oferta incrível

A empresa Globo Energia Solar, líder no mercado de placas solares, está com uma grande meta para 2021. Nós queremos tornar a energia solar mais popular e acessível.

Por isso, oferecemos projetos com custos viáveis. Comece a produzir sua própria energia e economize até 95% na sua conta de energia.

Clique aqui e saiba como!

WhatsApp
Facebook

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter
Categorias