Cresce o número de mulheres trabalhando com Energia Solar no Brasil

mulheres-energia-solar

Você sabia que há muito emprego para mulheres no setor de energia solar?

Dados divulgados pelo IBGE em 2021, mostram que as mulheres estão participando, cada vez mais, do mercado de trabalho. É a quinta alta consecutiva. 

Apesar dos sérios desafios ainda existentes, a participação de 54,5% das mulheres nos mais diversos setores da indústria, do comércio e da agricultura é um passo fundamental. 

E claro, com a massiva expansão do setor de energia solar, esperamos que mais mulheres venham trabalhar e ajudar a disseminar essa fonte de energia alternativa

De acordo com uma pesquisa divulgada pela IRENA – Agência Internacional de Energia Renovável – 32% das pessoas que ocupam vagas de setores relacionados às energias renováveis, são mulheres. 

É praticamente um terço da mão de obra. 

Venha conosco e conheça o porquê o setor de energia solar também oferece excelentes oportunidades de emprego para mulheres. Veremos ainda quais as principais barreiras a serem superadas. Não perca!

 

Energia solar: há lugar para as mulheres?

Participação das mulheres no mercado de energia solar

Quais os benefícios das mulheres trabalharem com energia solar?

Mercado de trabalho para mulheres no Brasil

Desigualdades de gênero: existem?

Desafios para a inclusão das mulheres no ramo da energia solar

Conclusão

 

Energia solar: há lugar para as mulheres? 

Por muitas décadas, o mundo sonhou com fontes de energia alternativas

Há muito tempo sabíamos dos perigos e danos que a exploração intensa de fontes de energia não-renovável, como a água das hidrelétricas, causariam ao planeta. 

Assim, acabou-se criando um discurso em torno de energias limpas, como a solar, tendo em vista que é renovável e sustentável. 

Paralelamente a expansão da energia solar, o mundo vivencia outro movimento: o crescimento na participação das mulheres no mercado de trabalho

Duas mudanças estruturais fortíssimas na sociedade e que, portanto, podem e devem caminhar juntas. 

Então, respondendo à pergunta desse tópico: há sempre espaço para as mulheres. 

Seja enquanto consumidora de energia solar, seja como funcionária de empresas, ou ainda, como uma empreendedora. 

O questionamento correto que deve ser feito é o que fazer que para tenham ainda mais empregos para mulheres

É preciso incentivar que mais mulheres possam investir nesse mercado. 

Naturalmente, o Brasil é um país com características que o tornam excepcional a produção de energia elétrica a partir do sol. 

A incidência de raios solares aqui é elevada. Muito maior do que a incidência em países europeus que investem pesadamente em energia solar. 

Resumidamente: temos a matéria-prima para homens e mulheres. Agora, o que falta é oferecer as bases para a conversão de energia e atração dos consumidores. 

 

Participação das mulheres no mercado de energia solar

Conforme dissemos, as mulheres preenchem 32% das vagas no ramo das energias alternativas. 

Infelizmente, é possível observar que a participação das mulheres vai diminuindo a medida que nos aproximamos de cargos de gerência. 

Isso significa que elas estão mais presentes, por exemplo, funcionárias de empresas de energia solar, do que sendo a “chefe”. 

Porém, comparado ao mercado de energias não-renováveis, a energia solar apresenta números mais positivos.

A participação feminina no setor de energias não-renováveis é de 22%. É 10% a menos do que nas energias renováveis. 

A pergunta que podemos nos fazer é: por quê?

Uma possível resposta é porque as mulheres são mais engajadas com pautas sustentáveis do que os homens.

Quem disse isso foi uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, dos Estados Unidos. 

De acordo com os resultados obtidos, por questões históricas e culturais, as mulheres são levadas a estarem mais atentas às coisas a sua volta. E isso inclui o meio ambiente

Nesse sentido, a busca por energias limpas e sustentáveis, a preocupação com o descarte adequado lixo, a reciclagem, a tentativa de diminuir a pegada de carbono, são mais comuns entre o público feminino. 

 

Quais os benefícios das mulheres trabalharem com energia solar?

Trabalhar com energia solar é positivo para qualquer indivíduo. Independente do gênero. 

Contudo, para as mulheres, os benefícios são ainda maiores e significativos. 

Primeiramente, o mercado de energia solar é relativamente recente. E, embora esteja crescendo expressivamente a cada ano, ainda há muito espaço para ser ocupado. 

Em muitos estados do Brasil, a utilização de energias renováveis é algo raro e pouco incentivado. Nem todos tem uma empresa como a Globo Energia Solar em sua cidade. 

Isso significa que é um mercado inexplorado em diversas cidades. 

Desse modo, é um setor excelente para mulheres que sonham em empreender, mas querem investir em negócio cuja concorrência é menor e as chances de obter êxito são maiores. 

Ademais, o ramo da energia solar tem recebido uma série de incentivos financeiros e legislativos pelo Governo Federal. 

Por isso, o acesso ao crédito quando se trata de energia solar está mais simplificado e fácil pelas instituições financeiras. 

É uma estratégia que inúmeros países estão adotando para incentivar que os consumidores passem a utilizar fontes de energia alternativas. 

 

Mercado de trabalho para mulheres no Brasil

Havíamos dito lá no começo que, pelo 5° ano seguido, houve uma alta na participação das mulheres no mercado de trabalho.

A geração de emprego para mulheres tem crescido em todos os setores. 

A presença das mulheres é mais forte no setor de serviços. De certo modo, isso se explica pela forte crise que tivemos em 2015 e 2016. 

Essa crise abalou a indústria e a construção civil, setores que é mais composto por homens. 

Vale destacar que, entre as mulheres que estão no mercado de trabalho, 55,7% são brancas. Por outro lado, 53,5% são pardas e pretas. 

Também tem sido possível perceber um aumento no número de mulheres que possuem CNPJ. Ou seja, temos mais mulheres empreendedoras e abrindo o próprio negócio. 

 

Desigualdades de gênero: existem?

Apesar do setor de energia solar ser um destaque na geração de emprego para mulheres, as desigualdades de gênero permanecem sendo um grave problema no Brasil. 

No mercado de trabalho, essa desigualdade se manifesta em dois pontos principais:

  • Salários menores que as mulheres recebem;
  • Mulheres ocupam menos cargos de gerência e administração.

No ano de 2019, o valor que as mulheres recebiam era equivalente a 77,7% do salário recebido pelos homens. 

Ou seja, mesmo quando ocupam o mesmo cargo, exercendo a mesmíssima função, as mulheres costumam receber valores inferiores. 

A chegada da pandemia de COVID-19, em 2020, serviu para tornar ainda mais nítidas as desigualdades de gênero no país. 

Em especial, observa-se que as mulheres tiveram uma sobrecarga de trabalhos, tornando a dupla jornada de trabalho ainda mais severa. 

 

Desafios para a inclusão das mulheres no ramo da energia solar 

De um modo geral, muitos dos desafios que permeiam a inclusão de mulheres no ramo da energia solar, também estão presentes em outros segmentos. 

Superar as diferenças salariais, colocar mulheres em mais cargos de gerência, adotar medidas eficazes contra o assédio sexual e moral, são desafios que aparecem em todos os setores. 

Contudo, ao pensar exclusivamente no ramo da energia solar, como se trata de um mercado relativamente recente, desafios de logística e infraestrutura podem surgir. 

Em especial para mulheres empreendedoras que desejam investir na própria empresa especializada em painéis solares. 

Porém, a crescente regulamentação desse setor, bem como a facilitação do acesso ao crédito por instituições financeiras, devem diminuir esses problemas. 

Apesar das dificuldades, o mercado de energia solar é uma oportunidade excelente para gerar emprego para mulheres. 

É um setor que carrega consigo uma visão de mundo inovadora, sustentável, em que todos e todas possam acessar a energia elétrica de forma simples e fácil. 

 

Gostou de conhecer mais sobre as possibilidades de emprego para mulheres no setor de energia solar? Ficou alguma dúvida? Caso tenha ficado, clique aqui e entre em contato conosco para esclarecermos.

WhatsApp
Facebook

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter
Categorias