Retrospectiva ANEEL e a ENERGIA SOLAR no país

aneel-logo

A produção doméstica de Energia Solar ainda é novidade para a maioria dos brasileiros. E o que a maioria está descobrindo é a popularidade da geração de energia limpa e como é acessível incluir um projeto com placas fotovoltaicas em casa ou na sua empresa.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com TUDO o que você precisa saber sobre a regulamentação dos painéis fotovoltaicos no país. Confira!

Assim, antes de colocá-lo em prática, é importante ter certeza que o seu projeto atenda às regras estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Tanto por segurança, quanto para melhor eficiência do seu painel.

O que é a ANEEL?

A Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, é vinculada ao Ministério de Minas e Energia e é o órgão que regula a energia no Brasil. E possui três principais funções dentro de sua área de atuação. São elas:

  1. Regulamentar todas as fases da energia elétrica, da geração nas usinas até a comercialização aos consumidores e estabelecer as tarifas da energia elétrica.
  2. Fiscalizar, criar concessões e permissões para os serviços de energia elétrica. Um exemplo simples dessa atividade, é a vigilância da ANEEL sobre a qualidade do serviço prestado pela Energisa, no estado de Rondônia.
  3. Pesquisar, desenvolver e implementar medidas visando o aumento da eficiência energética e consumo consciente.

A atuação da ANEEL na energia solar

A ANEEL é a entidade encarregada de regulamentar todas as formas de energia produzida no país. 

Nesta área, destacam-se o incentivo ao uso dessa forma de energia benéfica para o meio ambiente, bem como regular sua implementação.

Assim, antes de colocar em prática seu projeto de painel fotovoltaico, é extremamente importante conhecer as regras da ANEEL.

Linha do tempo das principais regras da ANEEL sobre Energia Solar

A Resolução Normativa nº 482 foi a primeira norma sobre a geração de energia solar criada pela ANEEL, ainda em 2012.

Com a expansão da energia solar no país, precisou ser atualizada, com a Resolução Normativa nº 687, de 2015.

A seguir, trataremos dos principais conceitos e determinações trazidos por elas.

Geração distribuída

O conceito de geração distribuída foi criado para referir-se à produção de energia elétrica nos próprios imóveis dos consumidores.  

Ela se divide em:

Microgeração distribuída com potência instalada até 75 quilowatts (KW); e 

Minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW.

Excedente de energia elétrica

É a quantidade de energia elétrica produzida numa unidade de geração distribuída (residência ou empresa) que não foi utilizada pelo consumidor naquele mês.

Créditos energéticos

Esse excedente é convertido em créditos, que o consumidor pode usar para reduzir o valor da fatura nos meses seguintes. Ou mesmo para compensar a eletricidade consumida à noite, quando não há produção de energia solar. Atualmente esses créditos têm uma validade de 05 anos. 

Autoconsumo remoto

Outra facilidade desse sistema é a possibilidade de uso dos créditos para abater o valor de “contas de luz” de outros imóveis do titular. Isso depende apenas que as duas unidades sejam  atendidas pela mesma companhia elétrica. 

Geração compartilhada 

É a possibilidade de diversos usuários se unirem em cooperativas para instalar uma geração compartilhada e dividirem a energia gerada para reduzir suas faturas.

Procedimento de solicitação

O procedimento para regularizar as geradoras residenciais também foi simplificado ao longo dos últimos anos. 

Agora é possível preencher os formulários pela internet

E a conexão das usinas à rede ocorre em até 34 dias

Incentivo e crescimento no uso da energia solar

A partir de 2015, houve um significativo crescimento das chamadas “novas renováveis”, como as energias fotovoltaica e eólica. 

Estão aliadas a outras fontes de energia renováveis, utilizadas há mais tempo, tais como as hidrelétricas.

E isso faz do Brasil o país com a matriz elétrica mais sustentável em todo o mundo.

Pensando nessa necessidade de crescimento e adequação às regras da ANEEL, a Globo Energia Solar possui um time de especialistas no assunto!

Garantimos a qualidade dos nossos produtos e serviços. E ainda oferecemos 05 anos de garantia em todos os projetos!

Você não precisa se preocupar com nada. Deixa com a gente!

Ficou interessado(a) em gerar energia do sol em sua casa? Entre em contato conosco e confira as facilidades e vantagens que só a Globo Energia Solar tem!

Não deixe de acompanhar também o nosso blog, com mais postagens sobre TUDO o que você precisa saber sobre geração de energia limpa e a utilização da energia solar em residências e empresas.

WhatsApp
Facebook

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter
Categorias
Posts Recentes